O Internato

A atividade de estágio é fundamental na formação do profissional, por proporcionar a interação do aluno com a realidade da profissão e a complementação prática do aprendizado acadêmico.
A atividade de estágio traz uma contribuição prática e efetiva:
                   I.            Para a unidade concedente de estágio, pela contribuição do aluno com o desenvolvimento desta organização,
                II.            Para a instituição de ensino, por colaborar com a efetividade da formação que ela oferece,
             III.            Para o aluno, pela experiência adquirida.

O estágio é uma atividade curricular, com caráter pedagógico, pressupondo, portanto, sua integração ao processo curricular. Por consequência, deve ser obrigatoriamente aprovado, mediante descrição das atividades que serão realizadas e acompanhadas por um professor/orientador, atravpes de um relatório de estágio, elaborado pelo aluno, bem como supervisionado e avaliado por um profissional da empresa/instituição concedente.

O Instituto Master de Enino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari, através da Coordenação Geral de Estágio, tem o instrumental necessário para gerir e regulamentar todo o processo referente à atividade de estágio, quais sejam: suporte administrativo; centralização das informações; administração; organização e controle dos relatórios e avaliações sobre estágio; viabilização do relacionamento com as empresas mediante negociação de convênio, contrato e outras parcerias.

Entende-se por Estágio Supervisionado Obrigatório aquele período em que o estudante vivencia experiências práticas em empresas que lhes proporcionem uma aplicação dos conteúdos e metodologias obtidos durante a graduação. O Estágio Supervisionado, sendo uma atividade curricular obrigatória, deve ser pensado essencialmente como uma oportunidade de utilização da formação científica e técnica no exercício prático da futura profissão, de modo que o estudante possa obter novas informações e experiências, complementando a formação adquirida, quando terá a oportunidade de:
                         I.      Desenvolver atividades da área profissional;
                      II.      Adquirir novas experiências no campo profissional;
                   III.      Identificar necessidades para a respectiva formação;
                   IV.      Aplicar conhecimentos teóricos adquiridos;
                      V.      Refletir criticamente sobre habilidades, atitudes e competências ainda necessárias para a profissionalização;
                   VI.      Analisar situações e propor soluções para os problemas;
                VII.      Avaliar a ação cotidiana frente aos princípios da ética profissional;
             VIII.      Analisar o funcionamento do sistema da empresa-campo de estágio.

O Estágio Supervisionado só poderá ser desenvolvido em organizações cujas atividades profissionalizantes estejam correlatas à formação do curso oferecido. O encaminhamento formal para o campo do Estágio Supervisionado será realizado após solicitação pelo aluno de Carta de Apresentação à Empresa Campo e posterior assinatura do Convênio (IES e Concedente), Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio (IES, Concedente e aluno/estagiário). Para acompanhamento do estágio o professor orientador utiliza como subsídio as descrições constantes no plano de estágio e os relatórios, entregues pelo aluno, semestralmente, incluindo as observações feitas pelo supervisor no campo.

O professor orientador deverá ser de área afim ao estágio e este será responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. No curso de Medicina, além das normas institucionais, o estágio supervisionado apresenta como particularidades o Manual do Internato que rege as características e conteúdos específicos de cada módulo. 

A duração do estágio será de no mínimo 2664 horas (2 anos), obedecendo às disposições legais pertinentes e está assim distribuída:

Estágios supervisionados do Curso de Medicina
Período
Disciplinas
Carga Horária (horas)
Teórica
Prática
Total
9º
Estágio Supervisionado I - Saúde do Adulto I e Saúde Materno-Infantil I
80
740
820
10°
Estágio Supervisionado II 
      80
740+400 (AC)
1220
11°
Estágio Supervisionado III 
80
740
820
12°
Estágio Supervisionado IV - Saúde Coletiva
80
740
820
TOTAL
320
3360
3680



Coordenação do Internato


A Coordenação Geral do Internato é conduzida pela Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes.

Experiência profissional:


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995). É especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) compondo uma das primeiras equipes a se formar no Triângulo Mineiro (Araguari/MG). Atua no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari (IMEPAC Araguari) como docente do curso de Medicina desde 2007 e também é Coordenadora Geral do Internato Médico desde janeiro de 2013. Atua na Prefeitura Municipal de Araguari como Coordenadora da Atenção Primária desde 2013 . Atua como Docente Coordenadora do Projeto de Extensão AbertaMente do IMEPAC para atendimento integral à população LGBT.



Postagens mais visitadas