Sírio-Libanês abre inscrições para os programas de residência 2019

Sírio-Libanês abre inscrições para os programas de residência 2019
Os Programas de residência também contam com atividades práticas realizadas em unidades públicas, dando oportunidade de vivenciar a prática da profissão em diferentes cenários públicos e privados 

O Hospital Sírio-Libanês abriu inscrições para 36 diferentes programas de Residência em Saúde e Especialização Médica com início em 2019, totalizando 169 vagas. As opções são divididas entre as modalidades de residência médica, residência em ano adicional, residência multiprofissional, residência Uniprofissional e especialização médica. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 10 de outubro às 23h59. 

A seleção será feita em duas etapas. A primeira consta de uma prova objetiva de múltipla escolha, via web, que será realizada dia 3 de novembro de 2018A prova ocorrerá em oito capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O objetivo da descentralização é garantir a abrangência nacional da seleção e facilitar o acesso a uma diversidade maior de candidatos, sem a necessidade de grandes deslocamentos. A aplicação da prova em diferentes locais só é possível em razão de um acordo firmado entre o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa e uma instituição internacional, o National Board of Medical Examiners (NBME), reconhecida em processos de avaliação na área da saúde.

A segunda etapa da seleção envolve uma prova prática no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa em São Paulo que acontece nos 2 primeiros finais de semana de dezembro, de acordo com a modalidade. Após a prova prática, temos a fase de entrevista dos candidatos com análise e arguição de curriculum vitae. As entrevistas serão realizadas no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, em São Paulo, de 12 a 14 de dezembro de 2018.

Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa, Dr. Luiz Reis, os programas permitem que jovens de todas as regiões do Brasil convivam em um ambiente de excelência profissional, com estrutura moderna e com tecnologia de ponta, adquirindo conhecimentos e habilidades para a sua prática profissional, visando o cuidado centrado no paciente, ao lado de profissionais de renome em suas especialidades. “No futuro, esses jovens poderão compartilhar a experiência Sírio-Libanês com seus colegas, principalmente em seus locais de origem, e retribuir à sociedade todo aprendizado, contribuindo para a formação e qualificação dos profissionais de saúde em âmbito nacional.”

Outro diferencial dos programas de residência oferecidos pela instituição são as atividades práticas realizadas também nas unidades públicas sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, tais como o Hospital Geral do Grajaú e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Com essa iniciativa, os participantes têm a oportunidade de vivenciar a prática da profissão em serviços públicos.

Os programas
Na residência médica, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa oferece aos candidatos 11 especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Medicina Preventiva e Social (área de concentração em Administração em Saúde), Neurologia, Radiologia/Diagnóstico por Imagem; Radioterapia. Também tem vagas para programas/especialidades com exigência de pré-requisitos: Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endoscopia e Medicina Intensiva.

Os interessados em cursar ano adicional têm três opções: Endoscopia Digestiva, Ergometria e Nutrição Parenteral e Enteral. 

Há quatro programas com vagas abertas na modalidade multiprofissional: Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico, Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde e Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente.

Na modalidade uniprofissional são seis áreas de especialidade: Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e de Esterilização, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia.

 Já a especialização médica dispõe de 12 programas (sendo 2 deles oferecidos no Centro de Oncologia de Brasília do Sírio-Libanês): Cancerologia, Ecocardiografia, Patologia Oncológica, Radiologia/Diagnóstico por Imagem — Cardíaca, Radiologia/Diagnóstico por Imagem — Medicina Interna, Radiologia/Diagnóstico por Imagem — Músculo Esquelético, PET/CT e SPECT/CT, Radioterapia de Alta Tecnologia, Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia, Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia Pediátricos, Radiologia/Diagnóstico por Imagem — Neurorradiologia e Radiologia de Cabeça e Pescoço e Radiologia/Diagnóstico por Imagem – Ultrassonografia II

Reconhecimento
Os programas de residência do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ambas vinculadas aos Ministérios da Educação e da Saúde. Outros diferenciais são: a oferta de programas ministrados por docentes altamente qualificados, a infraestrutura de ensino com elevada incorporação tecnológica, as metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a diversidade de oferta em campo de práticas constituída de instituições de saúde de reconhecida excelência.

Serviço:
Evento: Programas de Residência 2019
Data: Inscrições até 10 de outubro de 2018

SOBRE O SÍRIO-LIBANÊS 
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921, trabalha diariamente para oferecer uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado, em mais de 60 especialidades. Em uma busca constante, o hospital desenvolve atividades de ensino, integradas ao trabalho de compromisso social. Com o olhar sempre voltado para a tecnologia e inovação na atenção à saúde, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove educação e compartilha conhecimento. A instituição também mantém o compromisso social de apoio ao SUS de forma contínua por meio de projetos integrados com o Ministério da Saúde no Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), entregando à população brasileira boas práticas e serviços que ajudam a melhorar a saúde nacional. O Sírio-Libanês é responsável ainda pela gestão de cinco unidades públicas estaduais e municipais de saúde, como parte do trabalho do Sírio-Libanês Responsabilidade Social. 

Postagens mais visitadas